Visitas

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Passado, Presente, Futuro


Para os iniciantes no estudo do Baralho Cigano, é aconselhável usar métodos simples e de fácil interpretação.

Um dos métodos é o Passado, Presente e Futuro, um método que costuma vir referenciado em alguns livretes que acompanham os baralhos, e que só faz uso de 3 cartas.

Após embaralhar as cartas, e efectuar o corte em três, junta-se as cartas e sobre a mesa as dispomos em forma de leque, retirando em seguida 3 lâminas.

1) Mostra o passado recente
2) Revela o presente, os factores que estão interferindo no momento
3) Mostra a situação futura


Vamos ao exemplo...

Há cerca de duas semanas atrás, tirei 3 cartas para ver a situação de uma colega da escola... A pergunta que coloquei foi: A fulana x vai conseguir colocação?



A Cruz revela contrariedades e obstáculos que a fulana x vinha a enfrentar, causando-lhe preocupações. Realmente o facto de não saber se ia conseguir trabalho estava a preocupá-la demasiado, o que é perfeitamente natural. Mas a Cruz, apesar de indicar momentos delicados e dificuldades, traz a vitória se formos persistentes na nossa luta, e ela arregaçou as mangas e foi à luta inistindo que queria e precisava de trabalho.

O Navio, no presente, revela que algo já está a ser gerado para vir ao encontro da vida da fulana x. Esta carta, é um indicador de tempo e é demorada, pois o navio é um meio de transporte bastante lento. No entanto, há que ter atenção que a carta encontra-se no presente, pelo que não vai demorar muito para as mudanças chegarem à sua vida.

E o Jardim, na posição do futuro, mostra que fulana vai ser colocada num local onde vai interagir com muitas pessoas. Portanto, na minha percepção o jardim é sinónimo de escola.


Coloquei mais uma questão: Fulana x vai ficar colocada na mesma escola?



Olhando para o conjunto das 3 cartas, à partida, a resposta é negativa pois as cartas Ratos e Cobra são cartas negativas e a carta Caminhos é neutra. Mas não estou a fazer uso do método do Sim e do Não, que teremos oportunidade de falar noutro post.

Os Ratos trazem aborrecimentos e desgastes físicos e energéticos. Na posição do passado, mostram as inquietações vivenciadas por ela, e que ainda se fazem presentes.

No presente, a Cobra, tão comummente associada à traição, sendo relacionada com uma questão profissional indica que ela poderá estar prestes a iniciar um projecto que lhe vai causar certas contrariedades. Também que ela está a ser auxiliada por uma mulher mais velha.

No futuro, os caminhos mostram a sua caminhada em direcção a um novo começo.


Feedback...

É com o feedback das nossas interpretações que conseguimos melhorar a nossa arte... Nem sempre é possível, mas quando os clientes retornam à nossa mesa chegam a referir os aspectos que foram indicados pelas cartas e que sucederam...

Neste caso em particular posso dizer que a minha colega conseguiu colocação e não demorou mais do que uma semana, após ter tirado as cartas. Não ficou colocada na mesma escola e realmente o local onde ficou é uma escola que impera a burocracia em excesso, o que dificulta o trabalho de qualquer pessoa. A cobra foi uma mulher na casa dos quarenta ou inícios dos cinquenta, bastante crucial no seu processo de colocação.



Agora é a vossa vez :)


Ps.: As cartas pertencem ao baralho LENORMAND ORACLE da autoria de Gina di Roberto.

1 comentário: